política

sexta-feira, 25 de março de 2011


Desigualdade antiga sim,mas será eterna?
  
    A desigualdade social é o reflexo de um conjunto de fatores que inter-relacionam-se, tais como saúde, educação e principalmente renda familiar. Está claro que ela acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente, sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos, o que acaba refletindo de forma negativa na vida da população menos favorecida de recursos financeiros, porque essas pessoas têm menos recursos para cuidar da sua saúde, comprar alimentos de qualidade e os seus filhos já nascem em desvantagem aos demais, pois seus pais não terão recursos para dar-lhes uma educação de alto nível já que as escolas públicas quase que em sua totalidade estão em desvantagem às da rede privada.
   Sempre existiram desigualdades. E estas começaram a intensificar–se após a revolução industrial -na Inglatera- que propôs um novo conceito, onde o homem aos poucos foi sendo substituído pela máquina, ocasionando assim um crescente número de desempregados. Esse sistema foi logo expandindo e transformando o mundo como ele é hoje, com duas populações bem distintas a dos 10% mais ricos e a dos 90% mais pobres.    
   No Brasil o resultado não é animador, pois temos uma das piores distribuições de renda do planeta, o relatório da ONU divulgado em julho de 2010 apontou que o nosso país tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo, um fator que contribui muito para isso é a forma como são pagos os tributos (Nossa carga tributária ultrapassa 33%).Há uma arrecadação tributaria indireta (a mais pesada)que é aquela onde os impostos estão embutidos nos preços de um produto e a direta onde o imposto é cobrado sobre a propriedade(IPVA,IPTU,etc) e como os mais pobres pagam mais impostos indiretos em relação a proporcionalidade do seu salário,são eles os que mais sofrem.
   Enfim é preciso dizer que há uma solução simples aos nossos olhos e difícil ao olhar dos nossos governantes: A aplicação de políticas públicas que suavizem os impostos para os mais pobres e uma educação de qualidade que possibilite a todos um esclarecimento sobre todos os nossos direitos regidos pela constituição para que assim saibamos como e pelo que lutar.



12 comentários:

  1. muito bom, tem intimidade com as palavras, escreve bem. parabéns!


    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a desigualdade é um problema muito antigo e complexo...

    Enquanto uns gastam grana com cachorros de luxo, viagens, roupas, bebidas, imóveis...

    Muitos não tem sequer o pão de cada dia...

    ResponderExcluir
  3. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, como prometido estamos seguindo com 2 contas.

    Gente nossa parte é lutar para que tudo isso mude,mesmo nós fazendo isso tudo já não é o suficiente, pois tem pessoas com mais ''poder'' no Brasil que não usa ao nosso favor, é o Brasil em que vivemos gente, mas tenho esperanças que tudo isso vai mudar um dia.

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem, e a charge vai de encontro com o texto, parabéns!

    Abraço

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma que abordou o fato, bem jornalistico.

    ResponderExcluir
  6. Blog bem legal
    acessa o meu http://droidzz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A desigualdade no Brasil é um problema sério..que ouço discussões desde os tempos de colégio e provavelmente ouvirei até morrer. O problema está todo na ética do povo brasileiro, que sempre foi atrasada, e não privilegia o sucesso coletivo ao individual.

    ResponderExcluir
  8. MUito bom,esse é realmente um problema sério

    ResponderExcluir
  9. Realmente isso é um absurdo que vivemos na sociedade

    ResponderExcluir
  10. É revoltante ler isso e saber que é a mais pura realidade do povo brasileiro que vive na miséria, enquanto políticos tem auxilio vôo, auxilio gasolina ... onde ja se viu isso ... só no Brasil mesmo

    ResponderExcluir
  11. É a triste realidade. Podemos sim mudar isso, temos tecnologia , (governantes) tem dinheiro, o que infelizmente não temos é vontade.

    Quanto a sua sugestão, eu achei ótima *-*
    Vou dar uma pesquisada e em breve farei posts com atores brasileiros.

    ResponderExcluir